Se você está pensando em comprar um carro, saiba que os custos totais podem ser altos. Confira a análise que os especialistas em finanças da Mazetto Seguros realizaram para te ajudar na compra do seu carro.
Aquisição do carro
O primeiro custo que você encontrará ao comprar um carro é a própria aquisição do possante. Se for comprar seu carro à vista, saiba que pode deixar o dinheiro rendendo e utilizar outros meios de locomoção ou mesmo alugar um carro.
Se a compra for financiada o buraco fica mais fundo, pois o custo final para aquisição do bem é muito maior. Antes de comprar um carro financiado analise se os seus rendimentos serão suficientes para cobrir todas as despesas de um carro.
Documentação obrigatória
Para rodar com seu veículo dentro da lei, é preciso recolher alguns impostos e taxas. O IPVA, por exemplo, que em São Paulo custa 4% do valor do bem é uma despesa considerável. Em um veículo de 50 mil reais, o imposto custará 2 mil reais ao ano para o proprietário. É importante ressaltar que ainda incidem Seguro Obrigatório e Licenciamento.
Revisões Periódicas
A melhor forma de prevenir um problema mecânico é realizar periodicamente revisões em seu veículo. Se ele estiver dentro da garantia, a melhor forma é seguir o manual do proprietário e levar o carro em uma das concessionárias da montadora. Caso o carro esteja fora do período da garantia, oficinas particulares podem ser uma alternativa para revisar o veículo.
Seguro
Comprar um carro e não ter um seguro pode ser sinônimo de prejuízo. Se você tiver o carro roubado ou mesmo se colidir em outro veículo, pode além de perder seu patrimônio precisar indenizar pessoalmente o veículo do terceiro.
Combustível
Um veículo popular pode facilmente rodar 10km com 1 litro de gasolina. Se o seu carro for automático o consumo pode ser um pouco maior, porém a diferença não é considerável.
Desvalorização
A desvalorização assombra os donos de veículos pois causa diminuição no valor do seu patrimônio. Logo após sair de uma concessionária, um carro pouco rodado já perdeu valor. O mesmo ocorre com veículos semi-novos, porém com menos incidência. Essa mais uma das despesas que você considerar na compra de um carro.
Pneus
Apesar de fazer parte da manutenção preventiva, a troca de pneus foi colocada como item específico pois é algo importante e que pode pesar no bolso. Uma troca de 4 pneus, com mão de obra, alinhamento e balanceamento pode chegar a R$ 1.500,00 em um veículo popular e mais de 5 mil em um carro importado.