As motos são paixões nacionais, símbolos de potência e velocidade, disponíveis em diversos modelos com design dinâmico e poderoso. Elas são bastantes vantajosas: são mais rápidas do que carros, gastam menos combustível, são mais baratas, entre outros. É preciso ressaltar, no entanto, que há algumas desvantagens. Por serem menores, elas também estão mais suscetíveis a roubos, sofrem com a falta de estacionamentos seguros e são as que mais se envolvem em acidentes de trânsito. Diante desse cenário, é interessante discutir a importância do seguro para motos.
Como ele funciona?
Existem diferentes tipos de cobertura no seguro para motocicletas. Há a cobertura limitada, que possui menos itens cobertos, cobrindo gastos que o segurado terá com furtos, incêndios e roubos.
Se você deseja uma cobertura mais ampla, recomenda-se a cobertura compreensiva, que cobre gastos com capotagem, colisão, explosão, furtos, incêndios, raios e roubos. Alguns tipos de cobertura, ainda, fornecem veículo reserva em caso de acidente.
É necessário destacar que o seguro para motos não deve ser encarado como um desperdício de dinheiro, ou como um gasto fútil. A curto prazo, a primeira opção de seguro pode parecer mais econômica, mas o barato pode sair caro a longo prazo, pois nunca se sabe o que pode acontecer – e se o acidente ocorrido se enquadra justamente numa categoria ausente na sua cobertura? Por este motivo, é importante se prevenir e evitar dores de cabeça futuras.
Quais fatores influenciam no valor?
Além da quantidade de itens cobertos – quanto maior for a cobertura, maior será o seu valor-, a idade do contratante e dos moradores de sua residência também é levada em consideração. Além disso, informações pessoais como o estado civil do motorista, tempo de habilitação, endereço e locais comumente frequentados (indo de moto) são determinantes. Outros aspectos relacionados são a frequência e a finalidade de utilização da moto: se ela for utilizada diariamente para trabalho ou estudos, por exemplo, o valor poderá ser mais alto do que se utilizada apenas aos fins de semana para fins recreativos.
Seja para uso individual, seja no caso de motoboys empregados em empresas, o seguro tem se tornado cada vez mais importante para os motoristas e para terceiros. A Mazetto Seguros tem as melhorias parcerias e está 100% preparada para te deixar seguro. Faça uma simulação!