Está interessado em fazer um seguro para o seu carro? Então você precisa saber previamente quais são os itens que encarecem o valor do seguro fechado com a corretora de seguros e, desta forma, evitar surpresas desagradáveis no momento da assinatura do contrato.
Vale a pena lembrar que, mesmo com estes itens mais caros, realizar o seguro com uma corretora de seguros de confiança é uma forma de garantir a segurança de um bem tão valioso.
A importância do seguro de carro
O seguro de carro é um serviço oferecido por corretoras de seguros que tem como finalidade proteger o seu caso em situações desfavoráveis, como furtos, roubos, acidentes e danos diversos.
Ao contratar um seguro, você paga um valor anual para a corretora de seguros e ela se torna responsável por garantir a segurança do seu automóvel.
Para o cálculo do seguro, as corretoras consideram diversos fatores. Após verificar com cuidado todos os detalhes fornecidos pelo dono do automóvel, a seguradora realiza o contrato em que estipula o que será coberto pelo valor do seguro.
Por isso, é de extrema importância relatar todas as informações de modo correto e evitar problemas posteriores.
Quais itens encarecem o seguro de carro?
Separamos a seguir todos os itens que fazem aumentar os valores do seguro dos veículos:
Uso do veículo
Se você usa o seu veículo poucas vezes, o valor do seguro será bem menor, como por exemplo, pessoas que só utilizam o carro aos fins de semana. Porém, caso você utilize o veículo para a sua locomoção diária, o valor será bem mais alto.
Idade do motorista
Outro fator levado em conta pela seguradora é a idade do motorista do carro. Este tipo de empresa entende que quanto mais jovem o motorista, maior a possibilidade dele se envolver em sinistros. Essa é uma prática habitual que as corretoras usam com pessoas com até 25 anos de idade.
Vale a pena lembrar que, se o motorista tiver idade superior a 25 anos, mas na sua casa morarem jovens na faixa etária dos 19 aos 25 anos, o valor também será mais caro. Isso acontece porque a corretora leva em consideração a possibilidade deste jovem usar o carro eventualmente.
Lugar da residência
O local onde o motorista mora pode encarecer o valor do seguro. Caso o bairro do motorista seja considerado tranquilo, o valor não será alto. Porém, caso ele more em uma região que possui um alto índice de roubos e assaltos, o valor do seguro será alto.
Outro fator observado é se na moradia do motorista há porteiro ou garagem fechada, fatores que quando inexistentes tornam o seguro mais caro também, pois subentende-se que o veículo estará mais exposto à ocorrência de sinistros.
Garagem
Se a sua casa não possui garagem, o valor do seu seguro será mais alto. Isso acontece porque a seguradora entende que não há a segurança necessária para o seu automóvel.
Outro fator que influencia nesse sentido é o local onde o carro fica estacionado enquanto o proprietário trabalha – se há estacionamento ou se fica na rua.
Histórico do motorista
Seu passado pode te condenar. Caso você seja um motorista que possui histórico de acidentes de trânsito e muitas infrações no seu nome, o valor do seguro será maior. Nestes casos, a corretora de seguros entende que você possui um comportamento de risco e que, por isso, precisa ser cobrado um valor maior no seguro.
Modelo do carro
Há modelos de carros que são mais visados por assaltantes. Caso o seu seja algum destes automóveis o seu seguro será mais caro. Outro fator, relacionado ao carro, que torna o seu seguro maior são as peças que o compõem. Caso elas sejam muito caras, o valor do seguro também será mais elevado.
Franquias adotadas
Quanto maior a franquia adotada, maior será o valor mensal do seguro. A condição ideal é encontrar um equilíbrio para que você não precise gastar valores exorbitantes para quitar o valor total.
Quantidade de coberturas
As coberturas são serviços adicionais adotados por quem deseja oferecer maior segurança ao seu automóvel. As mais conhecidas são as para danos nos vidros, assistência 24 horas, enchentes, entre outras.
Quanto mais coberturas você tem, mais caro será o valor da mensalidade do seu seguro. Por isso, tome bastante cuidado e adquira somente coberturas extremamente necessárias. A corretora de seguros poderá orientá-lo nesse sentido.
Estes são os principais fatores que encarecem o seguro do carro e devem ser observados com cuidado por quem deseja realizar este tipo de negócio. Com estas dicas, é mais fácil que você tenha uma maior noção sobre o valor que será cobrado.