É importante acionar a seguradora e fazer um Boletim de Ocorrência caso um manobrista bata seu carro.
Se você é um motorista que, quando sai para o trabalho ou para lazer, deixa seu veículo em estacionamentos, está sujeito a um possível acidente causado pelos manobristas. Não que isso vá acontecer, mas, como disse, é uma ocorrência possível.
O estacionamento precisa ter seguro. Sempre!
Geralmente, alguns estacionamentos possuem seguro contra acidente, furto ou roubo, o que é o mais indicado e correto a se fazer. Porém, quando o estacionamento não possui, e se nega a ressarcir o motorista prejudicado, o segurado deve fazer um Boletim de Ocorrência e acionar a sua seguradora. Esta por sua vez irá entrar em contato com a empresa que contratou o manobrista e também irá indenizar o segurado, pagando a franquia que consta na apólice.
E seu o carro estiver na rua?
O mesmo vale para quem estaciona o carro na rua, aos cuidados dos famosos “flanelinhas”. Primeiramente, vale dizer que é perigoso e nem um pouco indicado deixar o carro com eles. A não ser que o motorista conheça a rua e o flanelinha. Aí já é outra história. Mesmo assim, não é prudente, nem indicado. Mas caso o flanelinha roube o carro, bata, o seguro indenizará sim o segurado.
Portanto, aconselhamos ao motorista a estacionar o carro em estacionamentos que possuam convênios com algum seguro. Também é bom que o segurado conheça o estabelecimento onde irá deixar o veículo. De qualquer jeito, a seguradora ressarcirá o motorista em caso de dano, furto ou roubo.
Vitor Costa – Linkedin
Jornalista