Seguro cobre se amigo bater o carro?
É normal que você tenha que emprestar seu carro às vezes. Seja para um amigo, para a namorada. Não importa quem, é bom ficar ciente do que está especificado na apólice de seu seguro. Contudo, é essencial na hora que for contratar o seguro, informar quem é o principal condutor do veículo e aquele que eventualmente irá utilizá-lo.
Se o eventual condutor estiver na faixa dos 18 a 25 anos, o valor do seguro poderá aumentar. Certo, mas o seguro vai cobrir? Veja a resposta abaixo:
Emprestei meu carro para uma pessoa de 18 anos que não reside comigo
A situação é tão comum quanto a dúvida que causa em relação a cobertura em caso de sinistro para condutores nesta faixa etária e que não moram com o condutor. A resposta é simples: Depende! A grande maioria das seguradoras vai indenizar normalmente pois na maioria das vezes essa condutor eventual utiliza 15% do tempo ou menos, porém há algumas exceções. “Das 17 companhias que a Mazetto Corretora de Seguros trabalha, apenas 2 poderiam não indenizar uma situação dessas, são ela a SulAmérica e Bradesco. Nestas duas seguradoras, você deve autorizar no perfil da apólice o uso para pessoas nessa faixa etária, independente se utilizam 1 dia na semana, um dia no mês ou uma vez no ano”, afirma Bruno Mazetto, diretor da corretora.
Devo informar os condutores no perfil?
Muitas seguradoras pedem que o segurado informe todos os eventuais condutores (Aqueles que conduzem o carro com determinada frequência), pois caso um amigo que utilize o veículo bata o carro e não estiver na lista, poderá não ocorrer a indenização. Sem choro, nem vela. Já outras pedem somente a idade – por conta da faixa de risco – caso tenha menos de 25 anos. Também poderá perguntar o sexo dos condutores.
A maioria das seguradoras solicita que seja informado o principal condutor, que na maioria das vezes é quem utiliza o carro pelo menos 85% do tempo e deixam livre a utilização dos outros 15% do tempo, salvo para condutores entre 18 e 25 anos, que caso utilizem e residam com o principal condutor, devem ser declarados no questionário de avaliação de risco.
Resido com pessoas com idade entre 18 e 25 anos
Outra questão é se o condutor principal mora com jovens na faixa de risco, que é entre 18 e 25 anos. Não importa se eles dirigem ou não. Caso resida, é necessário informar se quer que o seguro se estenda para esses residentes. Caso não queira e um residente utilizar o veículo e ocorrer sinistro, é muito provável que o segurado não receba indenização.
Portanto, aconselhamos que informe tudo corretamente para o corretor, leia atentamente a apólice, para que não haja nenhuma dor de cabeça na frente.
O papel da Corretora de Seguros
No momento da contratação do seguro de carro, existem diversas dúvidas pois as regras variam de acordo com a seguradora que você está contratando. O papel da corretora de seguros é avaliar, entender a necessidade e o perfil de cada cliente e instruir quanto as informações que estão sendo prestadas no perfil. Se a Seguradora identificar má fé do segurado, pode não indenizar eventual sinistro.
Faça uma cotação de seguro de carro com a Mazetto Seguros. Conte com nossa consultoria gratuita para identificar a melhor alternativa para seu seguro.
Vitor Costa – Linkedin
Jornalista