Você precisa contratar um seguro ou está na hora de renovar a apólice? Muitas pessoas estão insatisfeitas com sua corretora de seguros ou estão nessa empreitada pela primeira vez, as dúvidas em ambos casos são naturais.
O que fazer para contratar seguro sem correr riscos?
Antes de mais nada você deve saber que existe uma diferença entre corretora de seguros e seguradora. A primeira é responsável por intermediar a contratação de qualquer apólice. Já a seguradora é a empresa responsável por garantir as apólices contratadas, é ela quem paga as indenizações.
Como saber se uma corretora de seguros é confiável.
Já falamos aqui sobre os tipos de corretora que existem, mas como descobrir se ela é confiável? A melhor forma é avaliar os comentários e a reputação da empresa na internet. Hoje esse é o principal canal de distribuição de seguros. Outra forma de minimizar o risco de contratar uma “empresa fantasma”, é acessar o site da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), lá você consegue acessar se a corretora existe e se está autorizada a operar.
Quer saber um pouco mais sobre o que nossos clientes acham da Mazetto, veja alguns comentários.
Como saber se uma seguradora pode operar?
Para saber se uma seguradora é confiável, basta acessar o ambiente do site da SUSEP onde consta quais as companhias estão autorizadas a operar no Brasil. O órgão que fiscaliza esse setor é extremamente exigente e se uma companhia está autorizada, ela tem capacidade financeira para administrar seus seguros.
Saber se o atendimento da companhia vai suprir suas necessidades é um fator que conta muito no momento da escolha. Por essa e por outras, não indicamos que os seguros sejam contratados no Banco. Seu gerente é especialista financeiro e não em seguros, além disso ele está comercializando o seguro para o banqueiro, não para o cliente.
Um corretor de seguros independente, tem um nome a zelar e sempre busca a melhor solução para seu cliente.
Qual o processo de contratação da apólice?
O processo de contratação de uma apólice depende muito do ramo de seguro que está sendo contratado. Porém, podemos definir em poucos passos o que ocorre em geral:
- Análise de orçamentos e de aceitação do risco em questão;
- Fechamento da proposta e demais detalhes, como forma de pagamento e dados pessoais;
- Assinatura do contrato;
- Vistoria ou Inspeção de Risco;
- Emissão da Apólice;
Repare que essas 5 etapas são exigidas em qualquer contrato de seguros, exceto o item 4, que em alguns casos há isenção de vistoria. Nas condições gerais das apólices consta a informação do momento em que a companhia inicia a cobertura securitária, porém em geral é após a assinatura do contrato e vistoria.
Não é preciso necessariamente pagar o seguro para iniciar a cobertura
Grande parte das seguradoras concedem cobertura para o risco mesmo antes do pagamento da primeira parcela. Porém sempre consulte um corretor e pergunte a partir de qual momento você estará coberto pois, cada seguradora possui um processo e eles mudam de acordo com o ramo da sua apólice.
Gostou das informações? Está mais seguro para contratar sua apólice? Então conte com as soluções da Mazetto Corretora, temos as maiores seguradoras com as melhores propostas.
Mazetto Corretora de Seguros
Imprensa /Divulgação