O segurado tem este benefício e pode escolher, algumas vezes, em até 12 vezes.
Contratar um seguro para o seu automóvel é sempre importante se você não quer obter maiores prejuízos em casos como roubo, furto ou acidentes. Mas nem sempre é algo barato, não é mesmo? Por isso, a maioria das pessoas tende a parcelar o valor do seguro contratado. Isso é extremamente comum e possível de acontecer.
Cabe à seguradora determinar a forma de pagamento, quantas vezes, os benefícios, enfim. Tudo é uma questão de negociação entre seguradora e segurado.
Consigo parcelar o seguro do carro em quantas vezes?
Para os chamados seguros compreensivos, as parcelas chegam em até 10 vezes. Porém, há seguradoras que ofereçam parcelas de até 12 vezes para coberturas básicas como roubo e furto. Para parcelamento sem cobrança adicional de juros, em geral as companhia oferecem planos em até 4 parcelas, em alguns casos 6 vezes. Acima disso quase sempre há a cobrança de juros.
Se eu pagar a vista, tenho desconto?
O valor do seguro também pode ser pago à vista, sem problema algum, basta o segurado ter a quantia necessária para pagar. Segundo o diretor da Mazetto Corretora de Seguros, Bruno Mazetto, dificilmente as companhias oferecem descontos para pagamento à vista. “O que ocorre é que se o cliente precisar cancelar a apólice no meio do contrato, a companhia realiza um cálculo e restitui o valor proporcional para ele. Sendo assim, receber o prêmio à vista ou parcelado não causa grande impacto para o caixa da seguradora.”
Ainda assim, segundo Mazetto, há alguns períodos que, por questões estratégicas, as companhias oferecem um pequeno desconto no valor à vista. Mas são casos raros no mercado segurador.
Quais são as formas de parcelamento?
Essa questão é interessante. Como o mercado é volátil e as companhias sempre alteram suas estratégias, ampliando ou diminuindo o leque de opções de parcelamento, não vamos pontuar as formas de parcelamento de cada uma, porém vale ressaltar que as opções disponíveis são:
- Boleto
- Cheque
- Débito Automático
- Cartão de Crédito
Se você ainda está em dúvida, você pode acessar nossa página e fazer uma cotação online de seguro. Lá você encontrará muitas informações, como a forma de pagamento, quantas parcelas, e muito mais!
Vitor Costa – Linkedin
Jornalista