O mês de julho é sinônimo de férias para muita gente, especialmente para quem tem filhos, por conta do recesso escolar. É o momento de relaxar e descansar, mas algumas pessoas preferem conhecer novos lugares. Apesar do momento de descontração, segurança é algo que não deve ser deixado de lado, afinal de contas, imprevistos podem ocorrer. Por exemplo: alguém pode ficar doente ou sofrer um acidente e os valores fora de nossa cidade ou país podem ser exorbitantes, principalmente se for preciso pegar um voo de urgência.
Veja, a seguir, algumas informações importantes sobre o seguro viagem.
Benefícios
O seguro viagem pode te auxiliar por meio da cobertura de despesas médicas e hospitalares – lembre-se de que nem todos os países possuem sistemas públicos de saúde. Mesmo que o seu plano de saúde tenha cobertura internacional, provavelmente são serviços mínimos.
Esse tipo de seguro também pode ser útil em casos de perda de malas e documentos, atraso e cancelamento de voos e até mesmo para assistência legal. Indenizações e adiantamentos podem ser fornecidos pelas seguradoras para que o turista consiga se organizar melhor.
Informações detalhadas
Na hora de contratar o seguro, procure ser o mais específico e completo possível acerca de suas condições de saúde para obter a cobertura apropriada. Caso contrário, há a possibilidade de perder os benefícios e ter que gastar muito mais do que o planejado. Para gestantes, geralmente não há restrições nos primeiros meses da gravidez, mas, em todo caso, é sempre bom analisar os itens da cobertura.
Existem diversos planos: individuais, familiares, para idosos e para estudantes de intercâmbio, por exemplo.
Há situações que podem influenciar na hora da contratação do seguro viagem, como a escolha de destinos, já que há países considerados locais de alto risco. Além disso, algumas seguradoras oferecem opções especiais para praticantes de esportes radicais, como escalada, paraquedismo e mergulho.
A corretora de seguros pode te auxiliar bastante a analisar os seus dados e identificar qual a melhor cobertura para o seu caso, cobrindo todas as suas necessidades, porém, sem gastos desnecessários.
Por mais que seja cansativo, o viajante deve ler todos os itens da apólice e tirar todas as dúvidas antes de contratar o serviço. Caso algum imprevisto ocorra, é preciso acionar a seguradora imediatamente. Algumas pessoas podem considerar o seguro viagem um gasto desnecessário, mas, como diz o ditado, “antes prevenir do que remediar”. É preferível se divertir com a segurança de que, se algo acontecer, você terá um amparo, não importa quão longe de casa você esteja.