Se você já teve seguro provavelmente já precisou realizar uma vistoria prévia, certo? A resposta é: Depende. No momento da contratação de uma apólice pode ser solicitado, ou não, uma vistoria no seu carro, na sua casa, na empresa, no seu barco ou em qualquer outro item que deseja segurar.
Por que preciso fazer vistoria prévia?
A vistoria é necessária para que a seguradora avalie o risco que você deseja segurar. No caso de um carro, por exemplo, a companhia de seguros precisa saber se o estado de conservação está dentro dos padrões, se ele está batido e se de fato ele existe. Sim, essa é uma forma de minimizar fraudes de seguros.
Como funciona a vistoria prévia?
O procedimento é simples e na maioria das vezes rápido. A grande maioria das seguradoras contratam empresas terceirizadas para realizar as vistorias, porém algumas companhias possuem equipe própria ou exclusiva que realiza a inspeção.
Quando preciso fazer uma vistoria?
Cada seguradora aplica um critério para solicitar vistoria prévia, não há uma regra geral, porém com a nossa experiência conseguimos identificar alguns padrões, veja só:
Seguro de Carro: Quando há uma contratação de seguro novo (Com veículo usado) ou renovação de apólice com aumento de coberturas ou redução de franquia. Nos casos de renovações com veículos com mais de 10 anos, poderá ser solicitada a inspeção.
Seguro Empresarial: Na contratação da apólice no primeiro ano. Nas renovações, se houver aumento na incidência de sinistros ou aumento da importância segurada, pode ser exigida vistoria.
Seguro Náutico: Nas novas contratações é necessária vistoria prévia e nas renovações com inclusão de cláusulas pode ser solicitada inspeção.
Em caso de renovação de seguro dentro do prazo, mesmo que haja mudança de seguradora, você pode estar isento da necessidade de vistoria.
Caso você fique em atraso com seu seguro, a companhia pode solicitar novamente uma inspeção. Fique atento na melhor forma de pagamento para sua apólice, existem várias opções de pagamento.
Quais os tipos de vistoria?
Existem 2 tipos de vistoria prévia:
Vistoria em Domicílio: Um profissional contratado pela seguradora vai até o local do risco realizar a inspeção. Isso pode ocorrer em seguros de carro, de moto, caminhões, empresas, barcos, residência, obras de arte, entre outros.
Vistoria em Posto Fixo: Utilizada exclusivamente para seguros de carros, caminhões e de motos, é necessário que o cliente leve o veículo até um dos endereços informados pela seguradora. Pode ocorrer caso a companhia não atenda a domicilio no endereço informado pelo cliente ou caso não haja disponibilidade do segurado em receber o vistoriador.
Preciso pagar pela vistoria prévia?
Aqui vai a pergunta de 7 em cada 10 clientes que a Corretora de Seguros Mazetto atende. A resposta é simples: DEPENDE!
Em geral, não há cobrança pelo serviço de vistoria prévia. Porém nos seguros náuticos, por exemplo, a grande maioria das companhias que atuam nesse segmento terceirizam o serviço, que é cobrado pelos prestadores, com valores entre R$ 200 e R$ 1.500,00, tudo depende do tamanho da embarcação e localidade.
Equipe de Imprensa
Corretora de Seguros Mazetto