Descubra se esta atitude é correta e como proceder diante de uma negativa.
A regra é clara, o seguro do seu carro pode ser negado, sim. As seguradoras possuem a prerrogativa de negar o risco, afinal, um seguro é a proteção contra possíveis eventualidades que venham a trazer algum prejuízo, não é mesmo? Então, imagine um veículo que apresenta riscos em demasiado para a seguradora, pois bem, desta maneira, ela pode optar por não segurar, do contrário, quem precisará de um seguro será a própria seguradora.
Possuir um seguro hoje em dia é essencial, muitas pessoas utilizam o automóvel quase que todos os dias, e pode acreditar que são muitas pessoas mesmo, e a maioria delas buscar por um seguro. Deste modo, com a alta demanda, as seguradoras optam por serem mais cuidadosas na hora de escolher o segurado, e aí pode acontecer a negativa, que virá sempre com uma justificativa, dentro de 15 dias.
Se passados os 15 dias, o seguro não poderá mais ser negado e isto é uma norma da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Além disso, o carro deve passar por uma vistoria para que a empresa veja as condições desse bem. Porém, dentro desses 15 dias, a seguradora pode pedir outros documentos para avaliar a proposta e conforme o possível segurado demora para levar tais documentos, o prazo para aceitação fica suspenso.
Mas quais são os motivos para a negativa?
Confira alguns:
– Veículos com má avaliação após vistoria
– Veículos com mais de 15 anos de uso
– Veículos que saíram de linha
– Veículos com irregularidade no emplacamento e documentação
– Veículos com chassi remarcado, pois podem ter sido roubados e/ou adulterados
E o que é avaliado?
Além do carro, outro fator é determinante para a negativa ou não do seguro: o condutor. Veja os motivos:
– Pessoa Inadimplente
– Motoristas com muitos históricos de sinistros
– Condutores com CNH suspensa
– Motoristas com processos administrativos e/ou judiciais por dirigirem embriagados