Rodar nas ruas das principais cidades brasileiras é um trabalho árduo para a maoria dos motoristas. É preciso desviar de buracos de poucos em poucos metros, frear em lombadas mal projetadas, desviar novamente de buracos e ainda por cima sair da frente daquelas tampas de bueiro mal encaixadas. Pois é, a vida do brasileiro poderia ser mais fácil. Porém para não piorar ainda mais, tome cuidado com itens de segurança do seu carro. A seguradora pode se recusar a te indenizar caso você não esteja com a manutenção em dia.
Pneu com bolha é perigoso? Qual o risco?
Uma bolha no pneu pode ser gerada depois de passar por um buraco, caso você atinja a guia, ou mesmo se passar sobre algum obstáculo com os pneus mal calibrados. Esses choques nos pneus muitas vezes rompem as cintas metálicas que o constituem, ocasionando diminuição da resistência e sobrecarga na banda de rodagem, podendo gerar um acidente sério pois há risco de estouro do pneu.
Qual a dica da Corretora de Seguros Mazetto para pneus com bolha?
Você vai ouvir de alguns especialistas que é possível consertar o problema das bolhas fazendo uma vulcanização no pneu. De fato a aparência vai melhorar muito, talvez pessoas leigas até nem notem o serviço realizado no pneu, porém sua estrutura já foi afetada e o risco de estouro ainda é grande. “Itens como freios, suspensão, pneus, amortecedores são essenciais para a segurança do veículo e não devem ser mascarados, é preciso ter a manutenção preventiva sempre feita e as peças trocadas por itens originais”, afirma Bruno Mazetto, corretor de seguros e diretor da Mazetto Corretora.
Risco de perda de indenização
Nas condições gerais das companhias de seguros, que é o documento que rege o contrato firmado entre o cliente e a seguradora, você encontrará itens que deixam claro que é responsabilidade do segurado manter em condições perfeitas os itens de segurança do seu carro. Acidentes causados por estado de conservação fora dos padrões, podem gerar problemas no momento do sinistro. Já vi pessoas rodando com pneus quase lisos, o risco dessa prática é enorme pois o carro não vai frear da maneira com que o condutor espera. Segundo Bruno Mazetto, ainda não ocorreu nenhuma recusa de indenização com clientes da Mazetto Corretora por esse motivo, porém já houve recusa na contratação do seguro, quando é feita a vistoria prévia.
Como prevenir bolha no pneu
O aparecimento de bolhas nos pneus não é exclusividade de pneus velhos, elas podem aparecer no primeiro dia após sua fabricação, caso você atinja a guia ou passe por algum buraco.
A melhor forma de prevenção é sempre calibrar os pneus e rodar com cuidado, evitando passar por buracos e quando for impossível de desviar, freie e encare a “cratera” em baixa velocidade.
Equipe de Imprensa
Corretora de Seguros Mazetto